Sabia que a falta de otimização pode estar na raiz dos seus problemas?

Beatriz Botelho, 27 de Agosto 2021

Provavelmente já ouviu dizer que o negócio que não aparece no google é como se não existisse, certo? Bem, essa afirmação acaba por ter um certo grau de veracidade. Isto é, o que não aparece na primeira página dos motores de busca, raramente é encontrado.

Sabe porque é que isso acontece? Porque o seu website não está otimizado para os motores de busca. Não passou uma mensagem clara sobre qual é o conteúdo do seu website e por isso está a perder visitantes.

O SEO (Search Engine Optimization ou Optimização para Motores de Busca) é uma técnica de marketing digital muito valiosa porque resulta durante um longo período de tempo. Existem diversas vantagens em recorrer a este ferramenta e vamos explicar-lhe tudo. 

1) Gera tráfego orgânico para o seu site.

O que é tráfego orgânico? É tráfego que não paga. São visitantes que encontram o seu site nos motores de busca. Através de certas palavras chave que se encontram no seu website que o seu público-alvo pesquisa. Ou seja, está a dizer aos motores de busca que quando alguém pesquisa por certos termos, que o seu site é relevante para lhes mostrar.

2) Melhora o posicionamento do seu website nos motores de busca.

Costuma ir até à segunda página do Google, por exemplo? Se a sua resposta for não, então é igual à resposta da maioria dos utilizadores do Google. É o melhor local para se esconder um tesouro. Estar na primeira página do motor de busca mais utilizado do mundo parece ser muito difícil, mas na verdade, não é. Basta ter conteúdo relevante e que comunique bem com os motores de busca. Tem que ser claro sobre o que faz e que tipo de pesquisas devem mostrar o seu website.

3) Melhora segmentação dos visitantes.

Se consegue escolher como aparecer nos motores de busca, o público que visita o seu website é escolhido por si. São pessoas que pesquisam os seus serviços ou produtos, na sua zona ou na sua área de atuação. Por isso, através do SEO consegue atrair as pessoas certas para o seu negócio.

4) Aumenta a taxa de conversão.

Se o público certo entra no seu website, é mais provável que acabe por conseguir aumentar as suas vendas. As pessoas que já entram no seu website predispostas a comprar ou a consultar o seu serviço ou produto. Foi algo que pesquisaram e que queriam mesmo encontrar.

5) Destaca-se da concorrência nos resultados das pesquisas.

Se o SEO for bem feito, consegue fazer frente à sua concorrência. Consegue aparecer primeiro e ter mais visibilidade. Sendo esse um dos principais objetivos de qualquer negócio.

Esta ferramenta tem-se tornado cada vez mais importante na distinção de um website funcional e de um mal aproveitado. Se sente que pode dar um passo em frente com o seu negócio, recomendamos que invista no SEO para se destacar. Na CALLIMA reconhecemos a importância de optimizar um website e temos todo o conhecimento para o fazer por si.