TIK TOK: O que é?

Carolina Gaspar, 11 Março 2020

Quem ainda não ouviu falar desta nova rede, então memorize este nome. O Tik Tok é A NOVA APP e vem para ficar. Em 2020 já está a explodir em Portugal!

O QUE É?

O Tik Tok é uma nova rede / app onde impera o vídeo. É o único formato que se pode partilhar e por isso mesmo, vive muito de danças e coreografias. Os vídeos são de curta duração e a app tem imensas funcionalidades para poder editar o vídeo, com som, duração, texto, efeitos, filtros. Muito à semelhança dos stories do Instagram, mas com bem mais funcionalidades.

Inicialmente um dos principais temas era os desafios que existiam entre utilizadores. Mas à medida que os utilizadores aumentaram, surgiram também outro tipo de conteúdos. Ou melhor, outras formas de partilhar conteúdo.

QUEM USA?

O Tik Tok, cresceu sem ninguém dar por ela. Começou por ser a aplicação das crianças/jovens, grande parte deles com menos de 18 anos. MAS AS COISAS ESTÃO A MUDAR.

Na segunda metade de 2019 a app tem um grande boom, os Estados Unidos e o Brasil aderiram ao fenómeno, e segundo estatísticas de Novembro da Social Bakers esta era a distribuição das faixas etárias:

  • 10 a 19 anos – 40%
  • 20 a 30 anos – 25%
  • 30 a 40 anos – 10%

Não temos grandes estatísticas em Portugal, mas sabemos que entre Dezembro e Janeiro de 2020, ou seja no espaço de UM MÊS, os utilizadores em Portugal DUPLICARAM!

Ou seja, estamos neste preciso momento no BOOM da app.

VAI SER O FUTURO?

Prever o futuro é algo que habitualmente deixamos para as videntes, mas de facto está a parecer cada vez mais que esta app veio para ficar.

O próprio Facebook já está a fazer muitas mudanças e a adicionar funcionalidades para ver se consegue acompanhar, mas não consegue ter o factor de NOVIDADE que o Tik Tok tem.

VALE A PENA APOSTAR?

Isso é certo e sabido: quem entra à frente leva sempre meio caminho adiantado.

Neste momento, em Março de 2020, o alcance orgânico é brutal. Num piscar de olhos alcançamos 20 e 30 mil pessoas, precisando apenas da nossa criatividade e uma pitada de sorte. Os anúncios ainda estão apenas numa fase inicial por isso ainda não precisamos de investir.

Agora pensem, há quanto tempo não conseguimos este tipo de alcance no Facebook ou até mesmo no Instagram?

Se entrarem agora, vão sem dúvida ter muito retorno. Mas tenham sempre isto em conta:

  • Façam conteúdo leve, divertido, criativo e pelo meio com uns passinhos de dança.

Se não estão dispostos a fazer este tipo de vídeos ou se simplesmente não têm tempo para alimentar mais uma rede, equacionem bem as coisas e fiquem quietos.

Só que depois não se queixem, daqui a 2 anos, porque entraram tarde e perderam a “HYPE”.

Talvez valha a pena largar uma rede que não vos esteja a trazer retorno para poderem investir noutra…

Se quiserem conversar um pouco sobre isto e analisar os prós e os contras para o vosso negócio, nada como entrar em contacto connosco.